quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Se eu sou má o tempo todo?

Foi mais ou menos a pergunta que um amigo me fez no MSN essa noite. Ele tinha dito que somos bonzinhos a maior parte do tempo e eu respondi que ele só podia estar se referindo a ele mesmo.

Depois ele me deixou falando sozinha e fiquei pensando nisso, daí uma resposta mais ou menos parecida com essa que segue.

Eu sou uma boa pessoa.
Eu não desejo mal às pessoas, não faço mal nem a uma formiga, não invento fofoquinhas, dou lugar pros velhinhos no ônibus, faço tudo o que eu posso pra ajudar os outros e um pouco do que eu não posso também. Não meço esforços.

Esse amigo meu, por exemplo, se soubesse só da metade das coisas que eu seria (sou) capaz de fazer por ele, viveria todos os dias dele feliz e tranquilo só por saber que eu estou aqui. E não espero nem peço nada em troca, eu faço porque isso faz parte da minha essência. É natural meu.

Deve ser por isso que uns 95% dos meus ex-namorados querem voltar comigo até hoje. Por causa das coisas que eu faço por eles - coisas simples, mas que ninguém mais faz. Eu faço a minha parte porque acredito que o mundo seria mais legal se as pessoas tivessem pelas outras a mesma consideração que eu tenho.

But... eu não sou boazinha.
Eu sou antisocial, sarcástica[1], irônica[2] e debochada[3]. Converso educadamente com pessoas idiotas enquanto penso lentamente o quanto aquela pessoa é idiota.

Fico irritada com pessoas lerdas e burras e, muitas vezes, quando uma fêmea com necessidade de aprovação que parece sair de um bloco de carnaval me pergunta se está bonita, eu dou um sorriso e balanço a cabeça afirmativamente enquanto penso que o teto do lugar onde estamos deveria cair sobre a cabeça dela e ela ficaria mais bonita que do jeito que está. Sim, eu minto bem. As pessoas acreditam.

Sou manipuladora e sorrio para as pessoas para levá-las a fazer aquilo que eu quero que elas façam. Tento ser agradável quando talvez nem precisaria e muitas vezes deixo de ser agradável quando deveria ser.
Sei que as pessoas são todas iguais mas no fundo acho que sou melhor do que muitas delas.

Não sou uma pessoa doce, e acho que pessoas boazinhas são doces. Aliás, as pessoas doces que eu já conheci posso contar nos dedos de uma mão só.

Então...

Se eu sou má o tempo todo?
Sou uma pessoa boa, mas não sou uma pessoa boazinha. O tempo todo.

Se eu valho a pena?
Tirem suas próprias conclusões.

---------------------------
Legenda:

[1] Sarcasmo: Zombaria maliciosa.

[2] Ironia: 1. Modo de exprimir-se em que se diz o contrário do que se pensa ou sente. 2. Contraste fortuito[4] que parece um escárnio.

[3] Debochar: 1. Lançar no deboche, corromper. 2. Zombar de.

[4] Fortuito: Eventual.

Nenhum comentário: